O camarão
A principal espécie cultivada na Fazenda é o camarão malásia, Macrobrachium rosenbergii, conhecido também como o gigante da malásia.
O Camarão Malásia é uma espécie de água doce que ocorre na natureza em regiões tropicais e subtropicais dos oceanos Índico e Pacífico, tendo sido introduzida no Brasil no ano de 1977.
Em todo o mundo esta é a espécie escolhida para cultivo por apresentar uma carne muito saborosa, ter um rápido crescimento, podendo atingir até 500 g de peso e 32 cm de comprimento. Os franceses o consideram o “camarão do gourmet”, pois aceita todo tipo de tempero, enquanto dos americanos recebeu o título de “diet shrimp” pelo seu baixo nível de colesterol.
Devido ao seu caráter territorialista, indivíduos da mesma idade apresentam tamanhos diferentes. Nessa divisão do território, podemos saber quem é o dominante através da observação da quela (garra) do animal que é azul. Enquanto os que apresentam quela laranja são os dominados.
No seu ciclo natural de vida passam pelas águas estuarinas que são salobras e necessárias ao desenvolvimento das larvas, portanto não há sobrevivência dessas larvas nos viveiros. Para tanto as fêmeas ovígeras são levadas ao laboratório para que a eclosão das larvas ocorra em água salobra, e somente após se tornarem pós-larvas podem viver em água doce novamente.