Criar Camarão Dá Lucro?
Muitos nos fazem essa pergunta como se fosse possível dedicarmos 36 anos a uma atividade sem obter retorno. Claro, a resposta é sim. O problema é que nem todas as criações são rentáveis. Por isso resolvemos estabelecer requisitos mínimos que um Criador deve respeitar se quiser ter sucesso. E ao final listar as principais falhas que nos deparamos nos insucessos.
Então, o que uma criação rentável precisa ter:
1. boa localização – clima, água, acesso
2. boas instalações
3. pessoal técnico competente
4. matéria prima – Juvenil e ração – confiáveis
5. administração eficiente com ênfase no manejo do povoamento a despesca.
* Localização: ja no primeiro item vemos um fator negligenciado por alguns, pois o fato de se ter uma fazenda ou sítio não garante que sejam propícias à criação de camarão. E se o clima não pode ser modificado a água sim, mas que pode acarretar custos incompatíveis com o lucro.
* Instalações: nos referimos aos viveiros de produção e aos sistemas de adução e drenagem que precisam estar dispostos para obter o melhor resultado da topografia e logística da produção, pois uma vez construídos dificilmente podem ser modificados.
* Pessoal: não se produz com eficiência sem pessoal treinado e competente. Que conheça o animal em criação e que se dedique diariamente às atividades requeridas e à observação no dia a dia que nos “fala” constantemente apesar de vermos o camarão pouquíssimas vezes. Na verdade cultivamos água e ela está à nossa vista dia e noite.
* Matéria Prima: em torno de 70% do Custo de Produção refere-se ao Juvenil de camarão e a ração que logo após o povoamento e arraçoamento “desaparecem”. Portanto é preciso estar convencido de que comprou produtos de qualidade indispensáveis a uma boa colheita.
* Gerenciamento: tão logo estejam prontas as instalações de produção é o Gerenciamento que responderá pelo bom desempenho de todas as atividades o que engloba a administração (treinamento) de pessoal e o suprimento de matérias primas nos momentos necessários dando condições ao manejo adequado. E em última análise o Lucro. …
Principais problemas encontrados:
(1) Pessoal sem conhecimento técnico resulta em manejo deficiente e consequente baixa produtividade. (2) quando há conhecimento técnico suficiente é preciso dedicação nem sempre presente.
(3) até a primeira despesca falta de intervenções necessárias como amostragem do crescimento e da população (biometria). Ausência de conferência do consumo de ração fornecida diariamente
(4) despescas realizadas sem planejamento e consequentemente sem os repovoamentos indispensáveis. (5) falta de estratégia de venda do Camarão produzido.
Voltaremos a discutir o assunto oportunamente.